E daí vem a pergunta: como enfrentar essa situação e continuar a fazer vendas?
Listei algumas sugestões que você pode utilizar aí na sua empresa:
- Não se desespere:
O gestor é quem lidera e quem direciona a equipe. Ele é a referência. Por isso, mais do que nunca, é imprescindível que você tenha positividade e confiança. Se você se desesperar e ficar desanimado, isso afetará diretamente seu time – o que só vai piorar a situação; - Dê o direcionamento:
Ajude os seus colaboradores mostrando (e dando o exemplo) de como fazer um home office com qualidade. Para isso, mantenha a rotina como se você fosse para a empresa (acorde no mesmo horário, se arrume, faça as mesmas pausas que você faria na empresa, para almoço, café, e converse com os colegas no meio do expediente para espairecer (mas não por muito tempo, ok?); - Pense em formas de vender pelos meios digitais:
Agora é o momento de reforçar a divulgação dos seus serviços nos canais online e, ao mesmo tempo, prospectar para compensar aqueles clientes que você vai, inevitavelmente, perder. Nas mídias sociais o alcance provavelmente será maior e mais barato. Faça um bom planejamento de marketing digital e utilize também o WhatsApp, o e-mail e o telefone para prospectar e atender os clientes; - Pratique a Venda Cruzada, fidelize e defenda sua carteira de clientes:
Coloque o foco dos seus esforços na tentativa de amenizar as perdas, que nesse momento, invariavelmente acabarão acontecendo – por cancelamento, inadimplência ou perda de renovações do seguro. Sendo assim, cuide da sua carteira, identifique oportunidades de fidelização e aumente as vendas dentro da própria carteira; - Faça um planejamento para o fim da crise: Até o momento não se sabe ao certo quais serão os impactos que a pandemia causará nos negócios. Porém, como tudo ainda está muito incerto, o ideal é começar desde já a planejar o futuro da empresa após esse período de crise. Estimule seus colaboradores a utilizarem esse tempo para realizarem treinamentos e aprimorarem habilidades, pense em novas formas de vendas, planeje a sua estratégia, trilhe novos caminhos e tente manter a saúde do seu negócio.
Um abraço de longe e boas vendas!