Como fazer o diagnóstico do cliente

Fazer perguntas para diagnosticar as necessidades específicas do cliente é o melhor caminho para dimensionar os benefícios a ele necessários.

Tenha em mente que, ao fazer uma pergunta, você deverá saber o que fazer com as respostas, pois elas servirão para você montar a sua proposta de solução. Assim o processo fica bem mais objetivo e as chances de venda são bem maiores.

Veja que não basta fazer a pergunta: “Quais são as suas necessidades?”. Esta pode parecer uma forma perfeitamente razoável de descobrir necessidades, mas na maioria das situações essa pergunta é ampla demais. O mais correto é saber previamente as perguntas estratégicas que irá fazer. Agindo dessa forma, você descobrirá muitas oportunidades de atender os clientes, incluindo cláusulas, coberturas e benefícios adicionais complementares ao seguro.

Você também saberá o conjunto de argumentos que deverá usar, ajustando a apresentação de forma a atender aos anseios do cliente.

Resumindo: elabore um pequeno questionário de sondagem para cada tipo de seguro que você comercializa ou comercializará. Tenha em mente, ao elaborar uma pergunta, qual informação deseja obter com ela e qual é a solução que demandará dela.

Com isso, suas vendas ficarão ainda mais estruturadas.