Isso significa que você, como dono da empresa ou gestor da equipe, deva se preocupar em treinar cada um de seus colaboradores para que toda a empresa esteja alinhada e pronta para os desafios.
Mas como fazer isso de forma mais acertada?
Acredito que tudo começa na identificação das necessidades de capacitação. Promover treinamentos envolvendo todos da equipe ao mesmo tempo, é mais eficiente para reciclar conhecimentos, motivar e passar informações importantes.
Mas se sua empresa tem um grupo heterogêneo de pessoas, com conhecimentos, tempo de mercado e experiência diferentes, recomendo que se faça antes do treinamento, um diagnóstico, onde se identificará qual é o treinamento mais recomendado e que atenderá a necessidade específica de cada um.
Por exemplo: sua corretora pretende vender mais Seguros de Vida. Será que todos os envolvidos tem o mesmo conhecimento neste ramo de seguro? E dos produtos que serão vendidos? E da forma de como realizar os contatos de venda? Será que não seria mais interessante e efetivo verificar o que cada um precisa para poder vender mais e melhor e assim, direcionar os esforços de capacitação mais adequados?
Dessa forma, você evita de colocar na mesma sala aquele colaborador que conhece bem e já vende, com outro que nada conhece do ramo.Saiba que quando a empresa faz investimentos na capacitação de seu time de forma customizada e a mais individualizada possível, ela obtém muito mais efetividade e o retorno é muito mais satisfatório.
Pense nisso e boas vendas!