Acredito que tudo começa na identificação das necessidades de capacitação. Promover treinamentos envolvendo todos da equipe ao mesmo tempo, é mais eficiente para reciclar conhecimentos, motivar e passar informações importantes. Mas se sua empresa tem um grupo heterogêneo de pessoas, com conhecimentos, tempo de mercado e experiência diferentes, recomendo que se faça antes do treinamento, um diagnóstico, onde se identificará qual é o treinamento mais recomendado e que atenderá a necessidade específica de cada um.
Por exemplo: sua corretora pretende vender mais Seguros de Vida. Será que todos os envolvidos tem o mesmo conhecimento neste ramo de seguro? E dos produtos que serão vendidos? E da forma de como realizar os contatos de venda? Será que não seria mais interessante e efetivo verificar o que cada um precisa para poder vender mais e melhor e assim, direcionar os esforços de capacitação mais adequados? Dessa forma, você evita de colocar na mesma sala aquele colaborador que conhece bem e já vende, com outro que nada conhece do ramo.
Saiba que quando a empresa faz investimentos na capacitação de seu time de forma customizada e a mais individualizada possível, ela obtém muito mais efetividade e o retorno é muito mais satisfatório.
Pense nisso e boas vendas!
Pense nisso e boas vendas!